Todo início de semestre é sempre importante, pelo menos para mim, ele é. É um momento em que podemos pensar coisas novas para as nossas aulas, repensar os processos e metodologias, criar novos exercícios, dinâmicas e incluir um exemplo ou um contexto diferente para ilustrar o conteúdo abordado.
Gosto de pensar os semestres como ciclos. E quando os visualizamos desse jeito, fica claro refletir sobre o início, meio e fim. Nossas jornadas como professores acontecem assim, sempre há o começo, em que preparamos e planejamos; na metade dele já propusemos parte do conteúdo; e no final, concluímos com as avaliações e as atividades pensadas.
Não temos rotinas, certo? Cada turma é uma turma, assim como cada ano e cada semestre são diferentes. Nunca um é igual ao outro e isso é fantástico para a nossa profissão. É sinal de que podemos sentir coisas novas a cada ciclo.
Por isso, pensar em estratégias para iniciar o semestre letivo é importante. Algumas ações podem lhe ajudar a obter resultados melhores. Sei que muitos de vocês trabalham com turmas anuais, contudo, o recesso de julho nos permite repensar e trazer novos processos, iniciando um novo semestre.
Que tal ver comigo essas estratégias? Abaixo identifico duas delas.
Ensino transmídia e Memória para iniciar o semestre
1 – ENSINO TRANSMÍDIA
Semestre novo é sinal de coisas novas, ainda mais que se trata dos últimos meses do ano. Uma estratégia que considero bem positiva é aproveitar os recursos midiáticos e proporcionar um ensino transmídia. Tenho certeza de que seu semestre começará muito mais interativo e eficaz.
Sabemos que estamos em um mundo conectado e convergente, ou seja, os canais de comunicação ficaram mais amplos e proporcionaram o que Jenkins (2009) chama de cultura participativa.
Nossos alunos estão no youtube, nas plataformas de streaming, nos jogos online e nas redes sociais. Entendo que muitos veem isso como um aspecto negativo. Também considero, quando muito utilizado e a criança ou o jovem não faz outra coisa a não ser estar diante das telas.
No entanto, é preciso compreender que esse é o mundo deles e para conseguirmos a atenção necessária, temos que estar juntos, compartilhar dos mesmos canais. Em minhas experiências como docente e com os treinamentos que ofereço, percebo que o ensino transmídia é bastante eficaz e traz um “gás” novo para as metodologias educacionais.
Hoje nossos alunos consomem muitos produtos midiáticos como séries, filmes, jogos, livros e outras narrativas que estão sempre interligadas. Uma narrativa transmídia é essa, histórias que se complementam para dar um sentido completo ao que se consome. Por exemplo: a saga Harry Potter é um bom exemplo disso. A partir dos livros, outras fontes de consumo surgem, como jogos, filmes, brinquedos e etc.
O uso de técnicas transmídia podem proporcionar um ensino mais criativo para esse seu novo semestre, porque a partir do seu conteúdo exposto em sala de aula, você pode criar outros caminhos que dialoguem com o que está ensinando.
Um perfil em uma rede social ou posts explicando o conteúdo de outra maneira são formas que temos para iniciar um processo criativo e transmidiático. A seguir um gráfico (imagem) que ilustra bem este caminho
Colocar o gráfico , tem no meu e-book ensino transmídia . segue print
A sala de aula não deve ser somente entre quatro paredes ou na tela do computador. É preciso explorar outros recursos e aproveitar que estamos inseridos em um ambiente transmídia e fazer o nosso processo de ensino mais criativo e dinâmico. Então, por que não aproveitar esse início de ciclo e construir um semestre diferente para você e para o seu aluno?
2 – BAÚ DE MEMÓRIAS
Todos nós gostamos de uma boa história, ainda mais quando ela é carregada de emoções. Relacionar o seu conteúdo com alguma memória afetiva de seus alunos irá provocar neles experiências significativas e o ensino acontecerá com muito mais facilidade e envolvimento.
Crie um baú de memórias para esse novo semestre. Peça para eles escreverem suas principais lembranças. Você pode direcionar essa atividade. Pergunte um local que para eles é gostoso de lembrar, um objeto pessoal, uma viagem inesquecível, uma comida, um cheiro ou uma música, tudo isso e outros gatilhos contribuirão para essa dinâmica.
As memórias afetivas são recordações carregadas de sentimentos, que fazem bem ao rememorar. Traz uma sensação de prazer e de nostalgia. Como falei lá no início, como trata-se de um novo semestre, um outro ciclo se iniciando, é uma boa oportunidade para implantar novas estratégias de ensino e aprendizagem.
Costumo dizer que essas memórias afetivas são pulsões que temos ao lembrar de algo que nos faz bem. Colocá-las em um baú para que possas utilizar ao início das aulas ou relacionar com conteúdos que você trabalha, será sensacional. Seus alunos entenderão o sentido do ensino e aprenderão com mais prazer. Por isso, relacionar algum conteúdo seu com estas histórias irá “amarrar” seus alunos neste contexto e o aprendizado será muito mais significativo no próximo semestre.
Prepare o seu baú e inicie com tudo! Seu semestre será mais afetivo e dinâmico. Eu já fiz e relato que foi diferente, prazeroso e encantador. Isso vale tanto para o ensino fundamental, como para o médio e universitário. Mesmo os “grandinhos” precisam e devem reviver essa experiência. O professor é transformador de gente, articular emoção e afetos no ensino é fundamental para o crescimento pessoal e profissional do sujeito.
Como disse anteriormente, temos a oportunidade de a cada ciclo repensarmos processos e metodologias de aula. Esse blogpost trouxe a memória e o ensino transmídia como estratégia para iniciar o semestre de forma afetiva e eficaz.
Aproveite o novo ciclo e redescubra novas chances de aproveitar melhor o seu espaço como professor. Seus alunos e você merecem isso.