Estratégias práticas para iniciar o semestre de forma afetiva

Estratégias práticas para iniciar o semestre de forma afetiva e eficaz

Todo início de semestre é sempre importante, pelo menos para mim, ele é. É um momento em que podemos pensar coisas novas para as nossas aulas, repensar os processos e metodologias, criar novos exercícios, dinâmicas e incluir um exemplo ou um contexto diferente para ilustrar o conteúdo abordado.

Gosto de pensar os semestres como ciclos. E quando os visualizamos desse jeito, fica claro refletir sobre o início, meio e fim. Nossas jornadas como professores acontecem assim, sempre há o começo, em que preparamos e planejamos; na metade dele já propusemos parte do conteúdo; e no final, concluímos com as avaliações e as atividades pensadas.

Não temos rotinas, certo? Cada turma é uma turma, assim como cada ano e cada semestre são diferentes. Nunca um é igual ao outro e isso é fantástico para a nossa profissão. É sinal de que podemos sentir coisas novas a cada ciclo.

Por isso, pensar em estratégias para iniciar o semestre letivo é importante. Algumas ações podem lhe ajudar a obter resultados melhores. Sei que muitos de vocês trabalham com turmas anuais, contudo, o recesso de julho nos permite repensar e trazer novos processos, iniciando um novo semestre.

Que tal ver comigo essas estratégias? Abaixo identifico duas delas.

Ensino transmídia e Memória para iniciar o semestre

1 – ENSINO TRANSMÍDIA

Semestre novo é sinal de coisas novas, ainda mais que se trata dos últimos meses do ano. Uma estratégia que considero bem positiva é aproveitar os recursos midiáticos e proporcionar um ensino transmídia. Tenho certeza de que seu semestre começará muito mais interativo e eficaz.

Sabemos que estamos em um mundo conectado e convergente, ou seja, os canais de comunicação ficaram mais amplos e proporcionaram o que Jenkins (2009) chama de cultura participativa.

Nossos alunos estão no youtube, nas plataformas de streaming, nos jogos online e nas redes sociais. Entendo que muitos veem isso como um aspecto negativo. Também considero, quando muito utilizado e a criança ou o jovem não faz outra coisa a não ser estar diante das telas.

No entanto, é preciso compreender que esse é o mundo deles e para conseguirmos a atenção necessária, temos que estar juntos, compartilhar dos mesmos canais. Em minhas experiências como docente e com os treinamentos que ofereço, percebo que o ensino transmídia é bastante eficaz e traz um “gás” novo para as metodologias educacionais.

Hoje nossos alunos consomem muitos produtos midiáticos como séries, filmes, jogos, livros e outras narrativas que estão sempre interligadas. Uma narrativa transmídia é essa, histórias que se complementam para dar um sentido completo ao que se consome. Por exemplo: a saga Harry Potter é um bom exemplo disso. A partir dos livros, outras fontes de consumo surgem, como jogos, filmes, brinquedos e etc.

O uso de técnicas transmídia podem proporcionar um ensino mais criativo para esse seu novo semestre, porque a partir do seu conteúdo exposto em sala de aula, você pode criar outros caminhos que dialoguem com o que está ensinando.

Um perfil em uma rede social ou posts explicando o conteúdo de outra maneira são formas que temos para iniciar um processo criativo e transmidiático. A seguir um gráfico (imagem) que ilustra bem este caminho

Colocar o gráfico , tem no meu e-book ensino transmídia . segue print

A sala de aula não deve ser somente entre quatro paredes ou na tela do computador. É preciso explorar outros recursos e aproveitar que estamos inseridos em um ambiente transmídia e fazer o nosso processo de ensino mais criativo e dinâmico. Então, por que não aproveitar esse início de ciclo e construir um semestre diferente para você e para o seu aluno?

2 – BAÚ DE MEMÓRIAS

Todos nós gostamos de uma boa história, ainda mais quando ela é carregada de emoções. Relacionar o seu conteúdo com alguma memória afetiva de seus alunos irá provocar neles experiências significativas e o ensino acontecerá com muito mais facilidade e envolvimento.

Crie um baú de memórias para esse novo semestre. Peça para eles escreverem suas principais lembranças. Você pode direcionar essa atividade. Pergunte um local que para eles é gostoso de lembrar, um objeto pessoal, uma viagem inesquecível, uma comida, um cheiro ou uma música, tudo isso e outros gatilhos contribuirão para essa dinâmica.

As memórias afetivas são recordações carregadas de sentimentos, que fazem bem ao rememorar. Traz uma sensação de prazer e de nostalgia. Como falei lá no início, como trata-se de um novo semestre, um outro ciclo se iniciando, é uma boa oportunidade para implantar novas estratégias de ensino e aprendizagem.

Costumo dizer que essas memórias afetivas são pulsões que temos ao lembrar de algo que nos faz bem. Colocá-las em um baú para que possas utilizar ao início das aulas ou relacionar com conteúdos que você trabalha, será sensacional. Seus alunos entenderão o sentido do ensino e aprenderão com mais prazer.  Por isso, relacionar algum conteúdo seu com estas histórias irá “amarrar” seus alunos neste contexto e o aprendizado será muito mais significativo no próximo semestre.

Prepare o seu baú e inicie com tudo! Seu semestre será mais afetivo e dinâmico. Eu já fiz e relato que foi diferente, prazeroso e encantador. Isso vale tanto para o ensino fundamental, como para o médio e universitário. Mesmo os “grandinhos” precisam e devem reviver essa experiência. O professor é transformador de gente, articular emoção e afetos no ensino é fundamental para o crescimento pessoal e profissional do sujeito.

Como disse anteriormente, temos a oportunidade de a cada ciclo repensarmos processos e metodologias de aula. Esse blogpost trouxe a memória e o ensino transmídia como estratégia para iniciar o semestre de forma afetiva e eficaz.

Aproveite o novo ciclo e redescubra novas chances de aproveitar melhor o seu espaço como professor. Seus alunos e você merecem isso. 

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

We understand the importance of approaching each work integrally and believe in the power of simple.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)