Como gerenciar a equipe através do trabalho remoto

Como gerenciar a equipe através do trabalho remoto?

Gerenciar é uma palavra forte no ambiente de trabalho. No presencial ou no trabalho remoto, todos sabem o que ela significa, mas nem todos conseguem aplicar de forma correta e tranquila.

Segundo o dicionário etimológico, gerenciar vem do latim gerere, cujo significado está em carregar, produzir ou organizar. Em latim, essa palavra expressa “carregar ou levar algo sobre si”. No sentido comum, seria como dizer carregar uma pilha de tijolos ou levar um castigo por cometer tal atitude.

É interessante ver o quanto profundo são as origens das palavras, não é mesmo? Trazer o verbo gerenciar para o campo do “carregar”, em que há uma imposição de algo sobre si, é bastante curioso, visto a amplitude que essa ação provoca nas pessoas.

Então, gerenciar é carregar algo pesado sobre si, seria isso?

Explico essa etimologia justamente para compreendemos o quanto podemos estar presos a algo “pesado”, difícil de “transportar”. Gerere também significa “carregar uma responsabilidade”. Agora sim! Parece-me que quando gerenciamos equipes, há uma correlação com algo que “pesa” sobre nós, no qual somos responsáveis e se cometermos um erro, seremos punidos por isso.

As mudanças no mercado de trabalho são constantes. Havíamos um método de gerenciar equipes no ambiente presencial, agora estamos com o desafio de desenvolver as mesmas habilidades com o trabalho remoto.

Nesse texto, explico três técnicas que auxiliarão você a gerenciar sua equipe no trabalho remoto. Vamos lá?

3 técnicas para gerenciar melhor sua equipe no trabalho remoto

1. Dar voz

O primeiro passo a fazer é entender que gerenciar não é algo pesado e que pode ser prazeroso e leve, quando bem aplicado. No trabalho remoto há peculiaridades, por isso, nossa necessidade em compreender uma nova forma de comando.

Saber o que a sua equipe diz é necessário para que você compreenda suas demandas e conheça suas potencialidades. Todo o líder deve ouvir, já sabemos disso. Agora o desafio está em como escutar e compreender seus colaboradores quando estão diante de telas.

Sabemos que o trabalho remoto não traz as mesmas sensações de integração e engajamento que o presencial. Contudo, podemos aproveitar e criar novos processos de escuta, articulando criatividade, bem-estar e cooperação.

Com o WhatsApp, por exemplo, você pode instituir com a sua equipe alguns momentos de escuta, que podem ser efetivos e eficazes. O tradicional bom dia, pode continuar, mas se propor algo mais criativo e envolvente, situações interessantes aparecerão e você terá o “controle” da sua equipe de forma leve e prazerosa.

Aproveite o ambiente remoto, peça para cada um deles mostrar suas rotinas. A cada semana, um se responsabiliza em apresentar sua casa, seus animais de estimação, seus familiares ou até mesmo lugares que frequenta no baixo. Isso pode gerar uma integração coletiva e permitirá que conheças onde e como está a sua equipe.

O ambiente digital nos permite ser mais criativo e interativo. Recriar metodologias de escuta favorecem sua liderança no trabalho remoto. Acredito que ações como essas incluem o seu colaborador no processo. 

Outros processos de escuta também irão favorecer a sua gerência. Áudios, vídeos e fotografias podem ser usados para estabelecer um bom contato com o grupo. Pense que deves permitir sempre uma interação e integração, assim, todos sairão satisfeitos e os resultados serão positivos.

2. Demandas e feedback afetivo

Depois de escutar, é hora de avaliar as funções da sua equipe e dar feedbacks sobre os trabalhos realizados. No trabalho remoto, as devolutivas devem ser constantes e assertivas. Diferente do ambiente presencial em que você encontra seus colaboradores na sala ao lado ou nos corredores, na atividade remota não há estas “colisões”. Contudo, um bom líder deve saber como entregar suas demandas e avaliações via dispositivo digital.

Além das reuniões on-line, uma dica é utilizar páginas e/ ou aplicativos que concentrem o fluxo de trabalho. Há alguns sites que permitem que você crie tarefas e acompanhe o desenvolvimento do trabalho. Listo abaixo 5 opções para você experimentar.

Monday

Trello

Asana

MeisterTask

Contudo, não basta demandar, é preciso avaliar e dar feedbacks. Nessas plataformas há espaços para comentários. Expresse de forma afetiva o que você viu sobre cada trabalho realizado. Se afetivo não é “passar a mão na cabeça” do seu colaborador, pelo contrário, você pode dizer o que está errado, mas seja sutil em suas palavras. Se for algum caso mais sério, chame-o para conversar via reunião remota.

Um feedback afetivo é aquele em que você consegue dizer o que precisa ser dito. Com bastante cautela, prestando atenção nas palavras que diz ou escreve, se colocando no lugar do seu colaborador e mostrando os pontos positivos e negativos da atividade executada. No trabalho remoto não podemos dar margem a interpretações, por isso a necessidade de estruturar um bom feedback.

No feedback afetivo, um bom líder consegue mostrar o que sua equipe fez de errado, sem ser ríspido e intolerante. O objetivo dessa devolutiva é provocar uma reflexão e inspiração. Assim, o gerenciamento de equipe no trabalho remoto passa a ser mais direto.

3. Adequação e entendimento

Um erro que pode acontecer para uma má gestão do trabalho remoto é o líder achar que tudo irá funcionar como antes e não aceitar que há diferença nos processos de execução e entrega.

Por isso, se adequar a esse novo sistema é fundamental. Compreender que as pessoas estão em outros lugares, trabalhando de casa ou de um hotel e que cumprir horário de trabalho não significa mal resultado.

Profissionais podem preferir trabalhar na madrugada ao invés da manhã ou da tarde. E que para ele, o que importa é saber que conseguirá dar conta do que faz, independente do horário em que realiza.

O trabalho remoto permite essa flexibilidade com a equipe de trabalho. Na praia, no campo ou no apartamento, o que devemos gerenciar é a qualidade de entrega da atividade. Pesquisas mostram que funcionários mais felizes são aqueles que conseguem articular melhor sua vida pessoal e profissional.

Sabemos que não é fácil entender essas novas rotinas, mas aceitar, se qualificar e mostrar que está apto a isso, facilita no gerenciamento de equipes no trabalho remoto.

Lembra do sentido etimológico da palavra gerenciar?

Se você “carrega” algo sobre si, você está fadado a uma articulação infeliz com a sua equipe. O que devemos fazer é compartilhar responsabilidades e compreender que cada indivíduo é único, com suas particularidades e competências. Saiba explorar isso no trabalho remoto!

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