O fim de ano letivo sempre traz muitas expectativas para nós, professores, mas também para os nossos alunos. Afinal, aproxima um momento de descanso, pausa, como também um período em que olhamos para trás e vimos tudo o que foi feito em nosso ano letivo.
Por isso, coloco aqui neste texto algumas técnicas interessantes para encerrar o ano letivo e formar memórias com os nossos alunos.
José Saramago tem uma frase que gosto muito. Ele diz: “Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória”.
A escola e a universidade são espaços físicos, que habitamos e frequentamos grande parte de nossas vidas. Contudo, as paredes, o quadro e os corredores deixam de ser só espaços quando neles há uma relação de afeto que só os professores, os colegas e a gestão da escola conseguem dar.
Por isso, quando recordamos a época em que estudávamos a história do Brasil, tabuadas, pronomes possessivos e indiretos, por exemplo, sentimos os aromas e os sabores deste tempo por meio de nossas memórias.
Habitamos sentimentalmente os lugares. Por isso, pensar em como encerrar o ano letivo contribuirá para você deixar suas marcas como professor e construir um momento significativo para os seus alunos. Além disso, encerrar significa fechar um ciclo para podermos abrir outro.
1, Encerramento com doces, salgadinhos ou quitutes da sua preferência.
A mesa é lugar de comunicação, destaca Michel Maffesoli em seu livro “Mistério da Conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e socialidade”. Para ele, a alimentação potencializa os laços sociais e afetivos. A mesa facilita a conjugação e possibilita a socialidade.
É bastante comum nos sentirmos bem quando estamos com outras pessoas, comendo ou bebendo. É da natureza humana socializar e a alimentação proporciona esse movimento. Assim, pode se construir um fechamento de ano letivo. Em que “conjugamos” do mesmo momento, alunos e professores, via confraternização.
Confraternizar é uma palavra muito bonita, que só acontece em volta de uma “mesa”. Podemos usar um sentido figurado para o substantivo mesa. Em encerramentos de anos letivos, ela está presente por oportunizar a comunhão de alimentos e com isso estabelecer relações afetivas.
Em volta “dela” rimos, lembramos, lamentamos, projetamos sonhos e conhecemos melhor as pessoas.
Você pode criar um ambiente personalizado para encerrar o seu ano letivo. Pode decorar, pensar uma versão de pratos aleatórios ou combinações que “casam” bem com o paladar de seus alunos. Pizza com guaraná, por exemplo, bolinhos, cupcakes, sucos ou um outro alimento que você sabe fazer. Eles irão adorar saber que você se preocupou com eles e foi feito por você esse momento de partilha.
2. Retrospectiva
Relembrar o que foi feito durante o ano é sempre uma boa dica para encerrar o período letivo. A retrospectiva tem esse valor, de mostrar tudo o que construíram juntos e que às vezes não lembram mais.
Além disso, em uma retrospectiva conseguimos visualizar em um único momento todas as atividades e isso dimensiona o quanto você e seus alunos estiveram juntos.
Há algumas formas de se pensar uma retrospectiva. Eu gosto muito de praticá-las. Você pode fazer um mural com fotografias das ações que realizaram durante o ano. Esse mural pode estar exposto em sua sala de aula ou nos corredores.
Quando olhamos para as fotografias, automaticamente as lembranças surgem e percebemos o quanto produzimos durante o ano letivo.
Outra maneira é construir um vídeo com estas imagens ou depoimentos. O audiovisual permite que as imagens ganhem “vida” por meio de uma trilha sonora. Se escolheres bem a música, a sua retrospectiva ficará sensacional.
Contudo, explore depoimentos. Fale você sobre o ano que passaram juntos, peça para alguns alunos comentarem sobre o que mais gostaram e as experiências de estarem juntos.
Com os recursos tecnológicos e aplicativos, hoje é fácil produzir vídeos assim. Você pode gravar com seu smartphone e editar em alguns aplicativos. Deixo aqui nesse link algumas opções para você.
3. Abuse de metáforas
Eu sempre acredito que quando utilizamos metáforas, a nossa fala é mais interessante e a reflexão que elas podem proporcionar tendem a emocionar e conquistar mais.
Ao final do seu ano letivo você não deve deixar de falar o quanto foi para você estar com sua turma. Por mais que, às vezes, tenha sido difícil, o feedback é necessário e importante para a construção de laços afetivos. Afinal, vocês passaram um ano ou semestre juntos e vivenciaram juntos a construção do aprendizado.
Encerrar o ano letivo com uma mensagem irá mostrar aos seus alunos a importância destes momentos que passaram juntos.
Leve uma borboleta ou uma foto dela e comente que, assim como ela, eles agora estão prontos para ganharem outros voos. Que houve uma transformação durante o ano.
Ou então, apresente uma bússola e reflita sobre os caminhos a seguir. Norte, sul, leste ou oeste. São vários os pontos de partida, contudo, a chegada é a mais importante. Um marinho em alto mar não se perde porque tem com ele uma bússola. Façam eles pensarem quais serão as suas setas no fim do ano e no início do próximo.
É possível fazer várias analogias com objetos, desenhos animados, personagens de filmes, músicas ou animais. Pense em coisas que aproximem vocês e sejam criativos. Quanto mais inovador for a sua analogia, melhor e mais impactante será o seu encerramento de ano letivo.
Deixe suas marcas e mostre o quanto foi importante estarem juntos. Demonstre do seu jeito este carinho.
Nesse texto, quis contribuir para você pensar e refletir nas oportunidades que esse recurso oferece.
Não deixe de comemorar, de incentivar, de ensinar até mesmo no fim do ano letivo. Lembre-se do Saramago: fisicamente habitamos lugares que vão e vem, que deixamos para trás, mas sentimentalmente ficam para sempre em nossas memórias e em nossos corações.
Construa memórias com seus alunos e eles jamais esquecerão desses lugares.