Você pode ouvir este conteúdo clicando no player abaixo:
Sempre que pensamos em liderança inovadora, logo associamos com questões tecnológicas, softwares ou aplicativos. Não estamos errados! Inovação requer sim recursos e ferramentas automatizadas que visam resolver questões sociais e comunitárias.
O que muita gente não percebe é que a liderança inovadora é um bom caminho para o sucesso das organizações. Todo líder desempenha um papel fundamental no processo de transformação de equipes.
Ter uma mente aberta, saber trabalhar com as habilidades socioemocionais e inspirar são características básicas para qualquer líder. Liderar é antes de tudo, ser referência e conduzir seu time de forma orgânica e estratégica, visando o bem-estar social e pessoal do colaborador.
Por isso, ser inovador e trazer consigo uma liderança inovadora faz a diferença no cenário competitivo e auxilia nas tomadas de decisão, engajamento de equipes, resolução de problemas e na visão de futuro da empresa.
Um líder inovador é aquele que consegue implantar na sua equipe o sentimento de pertencimento e incentiva a criatividade e a autonomia dos colaboradores, compreendendo a atual situação do mercado e planejando ações futuras.
Na liderança inovadora, o líder trabalha para não ver sua equipe estagnada e despreparada para os desafios tecnológicos e sociais. A tecnologia constantemente nos surpreende com suas novidades. Acompanhar essa evolução é essencial para se garantir competitivo e atuante no mercado. Além disso, saber lidar com as questões humanas só amplia a habilidade do líder inovador.
Pesquisas e notícias mostram que muitas empresas vêm perdendo seus colaboradores por conta da falta de preparo com as questões socioemocionais. Índices elevados de demissões chamam a atenção e estar preparado para gerenciar emoções é um gesto de uma liderança inovadora.
Nunca havia se falado tanto nas questões afetivas e socioemocionais dos colaboradores e pensar estratégias para reter talentos é uma necessidade global.
Abaixo sugiro duas ações para um líder inovador transformar toda a equipe
1 – relações afetivas inovadoras
Para se ter uma liderança inovadora é preciso articular tecnologia e relações humanas. Promover a afetividade no ambiente de trabalho é o primeiro passo para o sucesso da empresa e organização.
É errado pensarmos que os afetos atrapalham a gestão organizacional, pelo contrário, pesquisas mostram que as emoções devem ser levadas em consideração nos processos e alinhá-las com ações estratégicas é necessário para se manter forte no mercado atual.
Um líder inovador faz diferença quando consegue estabelecer conexão entre a técnica, utilizando recursos tecnológicos, com a gestão afetiva da equipe, promovendo interações e trocas de afetos.
2 – Promover recompensa
Um dos grandes recursos que podemos utilizar para uma liderança inovadora é a promoção de recompensa. Estudos mostram que quando estimulamos na equipe o sentido de recompensa, a ansiedade diminui e os medos que possam “aflorar” nos colaboradores se dissipam.
Promover a recompensa não é tão difícil quanto se imagina. Há muitos gestores que prevalecem do mito de que não precisa recompensar o trabalho de seus colaboradores e que eles “fazem mais do que obrigação”.
No contexto atual não é bem assim. Um líder inovador utiliza de técnicas para promover a recompensa, visando a segurança emocional da equipe.
Um feedback afetivo, painéis de elogios e destaque, reuniões periódicas de apresentação de resultados, recados e trilhas afetivas são alguns dos muitos recursos que podemos utilizar para promoção da recompensa. Devemos lembrar que para ser inovador, alteramos status e aproveitamos oportunidades de implantação de novos processos de trabalho.
3 – Tecnologia à disposição
Uma liderança inovadora deve ter em mente de que as ferramentas tecnológicas estão à disposição para o incentivo de novas práticas e ações. Conexões e interações podem e devem fazer parte do processo de liderança.
Ferramentas colaborativas são bem-vindas para inovar e trazer bons resultados. O líder deve analisar e buscar a melhor prática para sua equipe e promover o uso de recursos que podem favorecer o estímulo, a criatividade e a autonomia.
Desde um simples grupo estratégico no whatsApp até um primoroso fluxo de trabalho no canvas, trello e slack, se soubermos utilizar de forma correta, estaremos oportunizando conexões produtivas e inovadoras.
Vimos nesse texto três caminhos para se pensar a liderança inovadora. Contudo, gosto de afirmar que a inovação faz parte de um processo de escolha e que líderes e equipes devem abraçar juntos. Só assim, é garantia de sucesso.
Além disso, cada líder e organização precisam prestar atenção no objetivo e o que almejam com uma liderança inovadora.